Validação de uma cartilha educativa para ensinar ética de maneira crítica e reflexiva em psicologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18270/rcb.v14i2.2562

Palavras-chave:

Treinamento em ética, estratégias didáticas, Psicologia, Instituições de Ensino Superior

Resumo

A educação ética nas universidades tem se caracterizado pela transmissão de correntes filosóficas, normas e / ou códigos, direcionados a servir de guia para atuar na forma de máximas que devem ser reitores da conduta e da excelência profissional. No entanto, essa educação se mostrou ineficaz. Como resultado, é comum encontrar erros de natureza ética na prática das disciplinas. Experiências de formação com a necessidade de transcender a formação teórica ética e buscar prático e educação aplicada, a fim de promover o desenvolvimento de profissionais autônomos, responsáveis, críticos e senso de excelência em ato profissional, têm compilados com base em a promoção do pensamento crítico e reflexivo. Primeiramente, realizou-se uma revisão teórica focada nas principais deficiências da educação ética, seguida de estratégias didáticas que se mostraram valiosas para o cultivo da deliberação e pensamento crítico e reflexivo nos alunos, enfim, como resultado de uma pesquisa e compreender a necessidade dos professores informação recolhida envolvidos na transformação educacional, um leitor amigável e, a fim de ser um apoio para os professores que ensinam ética em universidades cartilha dinâmica foi realizada. O primer foi validado em nível de conteúdo através de julgamento de especialistas e análise de Aiken, mostrando-se coerente conceitualmente e útil de acordo com o objetivo do mesmo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AIKEN, L. (2003) Test Psicológicos y evaluación. México: Pearson Education.

GUADARRAMA, M., & LUNA, V., (2013) El estudiante de psicología y la ética profesional: conocimiento y solución de dilemas éticos. Tesis de pregrado para obtener el título de licenciatura en psicología educativa. Universidad Pedagógica Nacional. Disponible en http://200.23.113.51/pdf/30198.pdf

BARRIGA, F., PÉREZ, M., Y LARA., Y. (2016) Para enseñar ética profesional no basta con una asignatura: Los estudiantes de Psicología reportan incidentes críticos en aulas y escenarios reales. Revista Iberoamericana de educación superior. 7(18). ISNN 2007-28. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2007-28722016000100042

BEAUCHAMP, T, & CHILDRESS, J. (1999). Principios de ética biomédica. Masson, s.a., Moralidad y Justificación moral, ps. 16 – 32.

DÍAZ-BARRIGA A., F.; PÉREZ-RENDÓN, M., LARA-GUTIÉRREZ, Y. (2016). Para enseñar ética profesional no basta con una asignatura: Los estudiantes de Psicología reportan incidentes críticos en aulas y escenarios reales. Revista Iberoamericana de Educación Superior, VII (18), 42-58. http://www.scielo.org.mx/pdf/ries/v7n18/2007-2872-ries-7-18-00042.pdf

ESCOBAR, J., & CUERVO, A., (2008) Validez de contenido y juicio de expertos: una aproximación a su utilización. Avances en Medición, 6, 27-36. http://www.humanas.unal.edu.co/psicometria/files/7113/8574/5708/Articulo3_Juicio_de_expertos_27-36.pdf

ESCURRA, M. (1988). Cuantificación de la validez de contenido por criterio de jueces. Revista de psicología, 6 (1-2), pp. 103-111. http://revistas.pucp.edu.pe/index.php/psicologia/article/view/4555/4534

FERRERO, A., & ANDRADE, E. (2007). Propuestas vigentes para la formación ético-deontológica en Carreras de Psicología en el contexto Mercosur. Fundamentos en humanidades, 167-168. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2484053

FOUCAULT, M. (1984). La ética del cuidado como práctica de la libertad, en: Doce textos fundamentales de la Ética del siglo XX. Madrid: Alianza Editorial, 256 – 264

GARCÍA, M. A., & GARCÍA, C. (2014) Estimación de la validez de contenido en una escala de valoración de grado de violencia de género soportado en adolescentes. Acción Psicológica, 10 (2), 3-20. http://scielo.isciii.es/pdf/acp/v10n2/05monografico5.pdf

GONZÁLEZ, M., GÓMEZ, L., ESPINOSA, J., CÁRDENAS, D., GARZÓN, Y., MONTOYA, E., NÚÑEZ, É., SOLANO, J., Y TARQUINO, J. (2007). Evaluación por competencias de la dimensión ética en la formación de psicólogos en Colombia. Diversitas: Perspectivas en Psicología, 3 (1), 11-23. http://www.scielo.org.co/pdf/dpp/v3n1/v3n1a02.pdf

GUERRERO, M. E. Y GÓMEZ D.A. (2013) Enseñanza de la ética y la educación moral. ¿Permanecen ausentes de los programas universitarios? Revista Electrónica de Investigación Educativa, 15(1), 122-135. Recuperado de http://redie.uabc.mx/col12no1/contenido-grogomez.html

GRACIA, D., (2008) Procedimientos de decisión en ética clínica. Madrid: Triacastela.

HERNÁNDEZ, FERNÁNDEZ Y BAPTISTA, (2010). Metodología de la Investigación (5 Ed). Capítulo 1. México: Mc Graw Hill.

HIDALGO, E., GARCÍA, B. (2011) Formación y Diversidad. Avances en Psicología Latinoamericana, 19 (1), 33-42.

HOTTOIS, G. (2007a) La ciencia entre valores modernos y posmodernidad. Traducción al español Aristizábal, Ch. Bogotá: Vrin – Universidad El Bosque.

HOTTOIS, G. (2007b) ¿Qué es la bioética? Traducción al español Aristizábal, Ch. Bogotá: Vrin – Universidad El Bosque.

LARA, V., AVILA J., Y OLIVARES, S. (2017). Desarrollo del pensamiento crítico mediante la aplicación del Aprendizaje Basado en Problemas. Psicología Escolar e Educacional, SP. 21 (1), 65-77. http://www.scielo.br/pdf/pee/v21n1/2175-3539-pee-21-01-00065.pdf

LÓPEZ, G. (2012). Pensamiento crítico en el aula. Docencia e Investigación: revista de la Escuela Universitaria de Magisterio de Toledo, 22, 41-60. ISNN: 1133-9926. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4391695

MACIEL, S., FRIZZO, N., & D’ÁVILA, M. (2010). Ensino de ética profissional na formação dos psicólogos do Brasil. Revista Electrónica de Investigación y Docencia (REID), pp. 37-54

MARTÍNEZ, J, VIVIRESCAS, L., PUENTES, C., (2017) La Biopolítica de la deuda: relación acreedor-deudor. Revista Latinoamericana de Bioética, 18 (1), 87-103. DOI: https://doi.org/10.18359/rlbi.2872

MOLINA, N. (2011). ¿Qué es la bioética y para qué sirve? Un intento de pedagogía callejera. Revista Colombiana de Bioética, 6 (2), 110 – 117. http://www.bioeticaunbosque.edu.co/publicaciones/Revista/Revista14/articulonelsonmolina.pdf

MONDRAGÓN, L. (2012). Experiencias sobre el impacto del programa de formación en ética de la investigación biomédica y psicosocial en el ámbito de salud mental y la investigación conductual. Acta bioethica 18(1), pp. 69-76. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22754085

MOORE, G. (1997). Principia étnica. En G. Moore. México : UNAM.

NÚÑEZ-LÓPEZ, S., AVILA-PALET, J., Y OLIVARES-OLIVARES, S., (2017). El desarrollo del pensamiento crítico en estudiantes universitarios por medio del Aprendizaje Basado en Problemas. Revista Iberoamericana de Educación Superior, VIII (23), 84-103. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=299152904005

PENFIELD, R.D. & GIACOBBI, P.R. (2004) Applying a score confidence interval to Aiken´s item content-relevance index. Measurement in physical education and exercise science, 8(4), 213-225. https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1207/s15327841mpee0804_3

POTTER, V. (1994). Bioética: un puente hacia el futuro.

PULIDO-CASTELBLANCO (2018) Estrategias de formación en Bioética en los programas de psicología. Una reflexión. Revista Colombiana de Bioética, 13 (3). ISSN 1900-6896. http://revistas.unbosque.edu.co/RCB/article/view/2479

SAIZ, C Y RIVAS, S. (2008). Evaluación en pensamiento crítico: una propuesta para diferenciar formas de pensar. Universidad de Salamanca e IE Universidad, Segovia, España. Ps., 1-14.

VARÓ, A. (2018). ¿Qué es ética? Documento en línea obtenido de https://www.nodo50.org/filosofem/IMG/pdf/etica1c.pdf

WITTGENSTEIN, L. (1989). Conferencia sobre ética. Barcelona: Paidós.

WINKLER, ALVEAR, OLIVARES Y PASMANICK, (2012). Querer No Basta: Deberes Éticos en la Práctica, Formación e Investigación en Psicología Comunitaria. Psykhe. 21 (1), 115-129. https://scielo.conicyt.cl/pdf/psykhe/v21n1/art08.pdf

WINKLER, M., TESANIA, M., CASTILLO, T., RODRIGUEZ, A., AYALA, N. (2016) Ética y formación en psicología comunitaria: análisis de programas de asignaturas en universidades latinoamericanas. Revista Interamericana de Psicologia, 50 (1), 23-31. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=28446021004
ZAN, J. (2004). La ética, los derechos y la justicia. Montevideo.

Publicado

2019-10-11

Como Citar

Pulido Castelblanco, D. P., Pulecio Rivera, C. C., & Patiño Chaves, O. I. (2019). Validação de uma cartilha educativa para ensinar ética de maneira crítica e reflexiva em psicologia. Revista Colombiana De Bioética, 14(2). https://doi.org/10.18270/rcb.v14i2.2562

Edição

Seção

Artigo de pesquisa