Validação de uma cartilha educativa para ensinar ética de maneira crítica e reflexiva em psicologia
DOI:
https://doi.org/10.18270/rcb.v14i2.2562Palavras-chave:
Treinamento em ética, estratégias didáticas, Psicologia, Instituições de Ensino SuperiorResumo
A educação ética nas universidades tem se caracterizado pela transmissão de correntes filosóficas, normas e / ou códigos, direcionados a servir de guia para atuar na forma de máximas que devem ser reitores da conduta e da excelência profissional. No entanto, essa educação se mostrou ineficaz. Como resultado, é comum encontrar erros de natureza ética na prática das disciplinas. Experiências de formação com a necessidade de transcender a formação teórica ética e buscar prático e educação aplicada, a fim de promover o desenvolvimento de profissionais autônomos, responsáveis, críticos e senso de excelência em ato profissional, têm compilados com base em a promoção do pensamento crítico e reflexivo. Primeiramente, realizou-se uma revisão teórica focada nas principais deficiências da educação ética, seguida de estratégias didáticas que se mostraram valiosas para o cultivo da deliberação e pensamento crítico e reflexivo nos alunos, enfim, como resultado de uma pesquisa e compreender a necessidade dos professores informação recolhida envolvidos na transformação educacional, um leitor amigável e, a fim de ser um apoio para os professores que ensinam ética em universidades cartilha dinâmica foi realizada. O primer foi validado em nível de conteúdo através de julgamento de especialistas e análise de Aiken, mostrando-se coerente conceitualmente e útil de acordo com o objetivo do mesmo.
Downloads
Referências
GUADARRAMA, M., & LUNA, V., (2013) El estudiante de psicología y la ética profesional: conocimiento y solución de dilemas éticos. Tesis de pregrado para obtener el título de licenciatura en psicología educativa. Universidad Pedagógica Nacional. Disponible en http://200.23.113.51/pdf/30198.pdf
BARRIGA, F., PÉREZ, M., Y LARA., Y. (2016) Para enseñar ética profesional no basta con una asignatura: Los estudiantes de Psicología reportan incidentes críticos en aulas y escenarios reales. Revista Iberoamericana de educación superior. 7(18). ISNN 2007-28. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2007-28722016000100042
BEAUCHAMP, T, & CHILDRESS, J. (1999). Principios de ética biomédica. Masson, s.a., Moralidad y Justificación moral, ps. 16 – 32.
DÍAZ-BARRIGA A., F.; PÉREZ-RENDÓN, M., LARA-GUTIÉRREZ, Y. (2016). Para enseñar ética profesional no basta con una asignatura: Los estudiantes de Psicología reportan incidentes críticos en aulas y escenarios reales. Revista Iberoamericana de Educación Superior, VII (18), 42-58. http://www.scielo.org.mx/pdf/ries/v7n18/2007-2872-ries-7-18-00042.pdf
ESCOBAR, J., & CUERVO, A., (2008) Validez de contenido y juicio de expertos: una aproximación a su utilización. Avances en Medición, 6, 27-36. http://www.humanas.unal.edu.co/psicometria/files/7113/8574/5708/Articulo3_Juicio_de_expertos_27-36.pdf
ESCURRA, M. (1988). Cuantificación de la validez de contenido por criterio de jueces. Revista de psicología, 6 (1-2), pp. 103-111. http://revistas.pucp.edu.pe/index.php/psicologia/article/view/4555/4534
FERRERO, A., & ANDRADE, E. (2007). Propuestas vigentes para la formación ético-deontológica en Carreras de Psicología en el contexto Mercosur. Fundamentos en humanidades, 167-168. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2484053
FOUCAULT, M. (1984). La ética del cuidado como práctica de la libertad, en: Doce textos fundamentales de la Ética del siglo XX. Madrid: Alianza Editorial, 256 – 264
GARCÍA, M. A., & GARCÍA, C. (2014) Estimación de la validez de contenido en una escala de valoración de grado de violencia de género soportado en adolescentes. Acción Psicológica, 10 (2), 3-20. http://scielo.isciii.es/pdf/acp/v10n2/05monografico5.pdf
GONZÁLEZ, M., GÓMEZ, L., ESPINOSA, J., CÁRDENAS, D., GARZÓN, Y., MONTOYA, E., NÚÑEZ, É., SOLANO, J., Y TARQUINO, J. (2007). Evaluación por competencias de la dimensión ética en la formación de psicólogos en Colombia. Diversitas: Perspectivas en Psicología, 3 (1), 11-23. http://www.scielo.org.co/pdf/dpp/v3n1/v3n1a02.pdf
GUERRERO, M. E. Y GÓMEZ D.A. (2013) Enseñanza de la ética y la educación moral. ¿Permanecen ausentes de los programas universitarios? Revista Electrónica de Investigación Educativa, 15(1), 122-135. Recuperado de http://redie.uabc.mx/col12no1/contenido-grogomez.html
GRACIA, D., (2008) Procedimientos de decisión en ética clínica. Madrid: Triacastela.
HERNÁNDEZ, FERNÁNDEZ Y BAPTISTA, (2010). Metodología de la Investigación (5 Ed). Capítulo 1. México: Mc Graw Hill.
HIDALGO, E., GARCÍA, B. (2011) Formación y Diversidad. Avances en Psicología Latinoamericana, 19 (1), 33-42.
HOTTOIS, G. (2007a) La ciencia entre valores modernos y posmodernidad. Traducción al español Aristizábal, Ch. Bogotá: Vrin – Universidad El Bosque.
HOTTOIS, G. (2007b) ¿Qué es la bioética? Traducción al español Aristizábal, Ch. Bogotá: Vrin – Universidad El Bosque.
LARA, V., AVILA J., Y OLIVARES, S. (2017). Desarrollo del pensamiento crítico mediante la aplicación del Aprendizaje Basado en Problemas. Psicología Escolar e Educacional, SP. 21 (1), 65-77. http://www.scielo.br/pdf/pee/v21n1/2175-3539-pee-21-01-00065.pdf
LÓPEZ, G. (2012). Pensamiento crítico en el aula. Docencia e Investigación: revista de la Escuela Universitaria de Magisterio de Toledo, 22, 41-60. ISNN: 1133-9926. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4391695
MACIEL, S., FRIZZO, N., & D’ÁVILA, M. (2010). Ensino de ética profissional na formação dos psicólogos do Brasil. Revista Electrónica de Investigación y Docencia (REID), pp. 37-54
MARTÍNEZ, J, VIVIRESCAS, L., PUENTES, C., (2017) La Biopolítica de la deuda: relación acreedor-deudor. Revista Latinoamericana de Bioética, 18 (1), 87-103. DOI: https://doi.org/10.18359/rlbi.2872
MOLINA, N. (2011). ¿Qué es la bioética y para qué sirve? Un intento de pedagogía callejera. Revista Colombiana de Bioética, 6 (2), 110 – 117. http://www.bioeticaunbosque.edu.co/publicaciones/Revista/Revista14/articulonelsonmolina.pdf
MONDRAGÓN, L. (2012). Experiencias sobre el impacto del programa de formación en ética de la investigación biomédica y psicosocial en el ámbito de salud mental y la investigación conductual. Acta bioethica 18(1), pp. 69-76. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22754085
MOORE, G. (1997). Principia étnica. En G. Moore. México : UNAM.
NÚÑEZ-LÓPEZ, S., AVILA-PALET, J., Y OLIVARES-OLIVARES, S., (2017). El desarrollo del pensamiento crítico en estudiantes universitarios por medio del Aprendizaje Basado en Problemas. Revista Iberoamericana de Educación Superior, VIII (23), 84-103. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=299152904005
PENFIELD, R.D. & GIACOBBI, P.R. (2004) Applying a score confidence interval to Aiken´s item content-relevance index. Measurement in physical education and exercise science, 8(4), 213-225. https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1207/s15327841mpee0804_3
POTTER, V. (1994). Bioética: un puente hacia el futuro.
PULIDO-CASTELBLANCO (2018) Estrategias de formación en Bioética en los programas de psicología. Una reflexión. Revista Colombiana de Bioética, 13 (3). ISSN 1900-6896. http://revistas.unbosque.edu.co/RCB/article/view/2479
SAIZ, C Y RIVAS, S. (2008). Evaluación en pensamiento crítico: una propuesta para diferenciar formas de pensar. Universidad de Salamanca e IE Universidad, Segovia, España. Ps., 1-14.
VARÓ, A. (2018). ¿Qué es ética? Documento en línea obtenido de https://www.nodo50.org/filosofem/IMG/pdf/etica1c.pdf
WITTGENSTEIN, L. (1989). Conferencia sobre ética. Barcelona: Paidós.
WINKLER, ALVEAR, OLIVARES Y PASMANICK, (2012). Querer No Basta: Deberes Éticos en la Práctica, Formación e Investigación en Psicología Comunitaria. Psykhe. 21 (1), 115-129. https://scielo.conicyt.cl/pdf/psykhe/v21n1/art08.pdf
WINKLER, M., TESANIA, M., CASTILLO, T., RODRIGUEZ, A., AYALA, N. (2016) Ética y formación en psicología comunitaria: análisis de programas de asignaturas en universidades latinoamericanas. Revista Interamericana de Psicologia, 50 (1), 23-31. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=28446021004
ZAN, J. (2004). La ética, los derechos y la justicia. Montevideo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista Colombiana de Bioética
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.