Tempo, tecnologia e bioética: reflexões críticas para a era pós-humana
DOI:
https://doi.org/10.18270/rcb.v19i1.4285Palavras-chave:
Bioética, Algoritmos, Inteligência Artificial, Meios de Comunicação, Pessoas Escravizadas, TecnologiaResumo
É difícil encontrar um livro em que a inteligência artificial e a tecnologia sejam defendidas ou, ao contrário, censuradas pelo discurso do autor. No entanto, Felix mostra com maestria não apenas como os objetos e as redes tecnológicas influenciam nosso presente e futuro, mas também como essa relação humano-tecnológica está sendo distorcida em favor da tecnologia: ela está assumindo o controle sobre a humanidade. E isso afeta o indivíduo, a instituição e, especialmente, a bioética. Com isso em mente, Felix assume a posição tecnológica em oposição à humana, mas não apenas fica aqui, mas leva a própria vida para a esfera crítica, tenta encontrar um equilíbrio e repensa o papel, o funcionamento e os objetivos da tecnologia, de modo que "a vida mereça ser vivida".
Downloads
Referências
Han, Byung-Chul.2019. Loa a la tierra. Barcelona: Herder.
Herrera Justicia, Sonia. 2023. “Cuidar la palabra: un desafío en la enfermería contemporánea.” Archivos de la Memoria 19: 1-2. https://ciberindex.com/index.php/am/article/view/e1922ed
Maffesoli, Michel. 2002. “El reencantamiento del mundo.” Sociológica 17, no. 48: 213-241. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=305026561009
Martínez Cleves, Félix Raúl. 2022. El tiempo en el posthumanismo. Aportes para una bioética 4.0. Bogotá: Universidad El Bosque. https://hdl.handle.net/20.500.12495/9184|
Vignola, Paolo. 2020. “Entre síntoma y fármakon. La organología de la moral de Bernard Stiegler.” Revista Colombiana de Bioética 15, no. 1: 1-13. https://doi.org/10.18270/rcb.v15i1.2683
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Colombiana de Bioética
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.